O ACADÊMICO

Péricles Almeida Rocha


Péricles Rocha é o nome literário de Péricles Almeida Rocha. Nasceu em Areia, hoje Ubaíra, no Estado da Bahia no ano de 1910. Filho de Jônathas Rocha e Ernestina Rocha. Casado em primeiras núpcias com Alzira Rocha, falecida, de cujo consórcio nasceram Tereza R. Palhares, esposa de Antônio Palhares, e Júlia Silva Rocha, esposa de Eurico Nogueira.

Péricles Rocha casou-se em segundas núpcias com Zenaide Pavarini.

Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, no ano de 1936. Clinicou em várias cidades do sertão da Bahia e de Minas Gerais. Trabalhou, como médico, no Instituto Adolfo Lutz de Bauru, durante dois anos e meio. Foi médico-clínico no SESI durante 20 anos, aposentando-se em 1975.

Teve no prelo um livro de poesia, cuja obra tomou o nome de “Canto do Desenvolvimento”, que mereceu o prefácio do Prof. Dr. Edmundo Vasconcelos, cirurgião e homem de letras em São Paulo, quando seu sobrinho, funcionário da editora, foi injustamente afastado da firma, face aos tristes arreganhos da   ditadura.

De longa data, Péricles Rocha vem colaborando em “O Lutador”, de Belo Horizonte, sempre com generosa aceitação do Editor e Diretor Padre Paschoal Rangel.

Pércicles Rocha reside atualmente na cidade de Bauru, Estado de São Paulo. É filiado à Associação Paulista de Medicina, Regional de Bauru e em dezembro de 1995 foi honrado com o Diploma de Mérito Profissional

É membro correspondente da Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leone; membro correspondente da “Abrarte Cultura Artística de Petrópolis”, e membro efetivo da Academia Bauruense de Letras desde sua fundação, tendo como patrono Octávio Pinheiro Brisola.

Participou do “Anuário de 1957”, juntamente com mais 84 poetas. Organização de “Aparício Fernandes” – Rio de Janeiro.

 

Voltar